
Sr. V. de 62 anos de idade dirige-se ao Quiosque da Saúde (QDS) descrevendo mau estar geral, xerostomia, e visão turva (sintomas sugestivos de hiperglicemia) à observação, e colheita de dados, o Sr. V. refere ser diabético e não cumprir a terapêutica prescrita.
Explicadas as consequências de uma diabetes não controlada e não sendo possível reverter o quadro, o Sr. V. foi encaminhado para o serviço de urgência mais próximo, fazendo-se acompanhar de uma carta de encaminhamento do QDS. Observado no Hospital de S. José foi prescrita terapêutica endovenosa para reversão imediata do quadro e anti diabéticos orais para manutenção e controlo dos valores de glicémia.
Alguns dias depois o Sr. V. recorre de novo ao QDS para que lhe sejam realizados os ensinos acerca da avaliação da glicémia, bem como cuidados a ter com a alimentação.
O facto de ter sido realizada uma comunicação eficaz, alertando o doente para os riscos que o mesmo corria, fez com que este iniciasse um estilo de vida mais saudável, e cumprisse as terapêuticas prescritas.
O Sr. V. continua a frequentar o QDS e encontra-se com a sua diabetes controlada e feliz!