
Conversas de Saúde
O projeto Conversas de Saúde teve a sua origem num problema identificado: a solidão de pessoas idosas e cuidadores informais levando à exclusão de informação importante sobre saúde. Com o objetivo de minimizar este problema, o projeto usa a educação para a saúde, a interação e o convívio como um espaço para as pessoas ouvirem e serem ouvidas, partilharem dúvidas, preocupações e experiências relativamente à sua saúde, combatendo deste modo o isolamento e a solidão.
Assim, neste projeto pretendemos que as pessoas se sintam esclarecidas no final das sessões e que levem consigo novas aprendizagens e acima de tudo boas recordações de momentos bem passados, entre conversas, gargalhadas, interação e o sentimento de que foram ouvidas e compreendidas.
A saúde das pessoas sofre alterações e vai-se deteriorando com o passar dos anos. Numa época em que a esperança média de vida se situa em idades cada vez mais avançadas, é de vital importância promover educação para a saúde, de forma a que não apenas se viva mais anos, mas que se mantenha uma boa qualidade de vida durante mais tempo!
Segundo a Organização Mundial de Saúde, “a Saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Desta forma, o tema da saúde não se esgota em si próprio e podemos conversar não apenas acerca de doenças mas também acerca de tudo o que contribua para o bem-estar físico, mental e social da pessoa idosa.
Como funciona?
O Projeto desenvolve-se através da realização de apresentações orais periódicas acerca de temas de saúde, de forma informal, sendo o público-alvo pessoas de mais idade ou cuidadores. Para o conseguir contamos com um grupo de voluntários/as da área da saúde (médicos/as, enfermeiros/as, psicólogos/as, terapeutas, …) que disponibilizam parte do seu tempo e conhecimentos para conversar acerca de saúde, com disponibilidade para ouvir, informar e conviver.
Objetivos:
- Promoção e Educação para a Saúde na população mais idosa;
- Promover o diálogo intergeracional em torno de um tema comum – Saúde;
- Contribuir para a diminuição da solidão e do isolamento na população idosa;
- Promover um espaço de convívio e de conversa.
Perfil voluntário/a:
- Profissional ou estudante da área da saúde (Medicina, Medicina Dentária, Psicologia, Nutrição, Enfermagem,…) ou outros mediante pertinência.
- Capacidade para falar em público;
- Capacidade para realizar apresentações gráficas;
- Comunicativo/a;
- Saber ouvir ativamente;
- Disponibilidade para realizar no mínimo uma apresentação/mês;
- Facilidade de utilização de computador e meios didáticos;
- Facilidade de deslocação.
Disponibilidade:
– Duas horas por mês (mínimo)
Localidade:
– Lisboa
Quer ser voluntário/a neste projeto?
PREENCHA A FICHA DE INSCRIÇÃOTODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Todos os direitos de autor e demais direitos de propriedade intelectual inerentes aos textos, imagens e outros conteúdos em geral nesta página web, são propriedade ACA. Todos os conteúdos presentes nesta página web não podem ser utilizados sem conhecimento e autorização escrita por parte da Direção da ACA.
- A quem se destina:Pessoas Idosas e Cuidadores Informais
- E-mail:
- Outros projetos: