
Na 148ª Reunião Pública da Câmara Municipal de Lisboa – 28/10/2020, após o Sr.º Vereador Manuel Grilo ser questionado sobre os valores avultados atribuídos a uma associação recém formada de nome Associação Vida Autónoma, o Sr. Vereador, para explicar tal situação e contrato com esta associação sem historial, diz o seguinte: “a Associação Vida Autónoma é uma associação que se destacou da ACA, da Associação Conversa Amiga, e que nos apresentou esta proposta de alternativa…”
Cabe-nos esclarecer o seguinte:
1) Desconhecemos realmente quem é a Associação Vida Autónoma, de como foi realizado este contrato com a Câmara Municipal de Lisboa e que proposta foi apresentada.
2) Não existe nenhuma associação “destacada” da ACA nem sabemos o que isso significa.
3) Dada a falta de experiência da referida associação, o Sr. Vereador Manuel Grilo utilizou o nome da ACA, a sua longa e vasta experiência, para justificar a escolha dessa associação, que nada está relacionada com a ACA.
4) Não é normal que uma associação sem historial realize contratos, muito menos de valores tão significativos como os que estão em causa, e sem consulta pública.
5) A ACA apresentou propostas de projeto de alojamento, no seguimento da experiência que já detém nesse tipo de projeto, porém sem resposta da vereação, o que ainda causa mais estranheza neste contrato.
Posto isto, não podemos permitir que se utilize o nosso nome para validar algo que desconhecemos. Toda a situação é de lamentar e levanta várias questões, pelo que a ACA irá, naturalmente, solicitar esclarecimentos e prosseguir de forma para que toda a situação seja clarificada e eventualmente corrigida.
O excerto da reunião pode ser vista aqui: