Hoje dia 17 de outubro assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e um ano do projeto Cacifos Solidários

Hoje dia 17 de outubro assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Faz também hoje um ano que o projeto piloto “Cacifos Solidários” foi implementado com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e empresa Cabena. Estamos nesta fase em encerramento do piloto e avaliação do mesmo, mas a expetativa é já muito positiva. Verificaram-se melhorias significativas na vida dos/as utilizadores/as, em especial no que respeita à sua organização diária, higiene, socialização e bem-estar. Em alguns casos as pessoas revelaram sentir-se “aliviadas” e “felizes” afirmando que ter um cacifo “é muito importante”.

Foi também possível dar melhor seguimento e encaminhamento social tendo ocorrido também a saída da rua de algumas pessoas utilizadoras dos cacifos. Estamos agora a preparar-nos para estudar o impacto na vida destas pessoas, nomeadamente na perceção de autoestima e empoderamento que possam resultar deste projeto e que podem levar a uma mudança efetiva na vida dos/as utilizadores/as.

Os equipamentos em si também se revelaram muito adequados, úteis, resistentes e não se verificaram atos de vandalismo ou degradação, estando o espaço envolvente cuidado e sempre limpo, responsabilidade dos/as utilizadores/as.

Esperamos que seja possível avançar do piloto para uma implementação de maior dimensão. Estão já identificados locais onde este projeto será muito útil. A nossa expetativa é que possa haver o apoio necessário!

Ainda não existem comentários

Leave a Comment

Não se preocupe. Não usamos o seu email para spam.

Não se preocupe. Não usamos o seu email para spam.

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Sorry, we aren't online at the moment. Leave a message.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Need more help? Save time by starting your support request online.

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?