Duarte Paiva

Coordenador Geral

(Natural dos Açores)

Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa (FAA-ULL) com curso Avançado em Desenvolvimento Pessoal e Profissional pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Mestrando em Economia Social e Solidária no ISCTE-IUL. Formação em Empreendedorismo no Instituto de Empreendedorismo Social (IES). Autor da Tese “Genius Loci” – O Lugar como Construção Humanística. Orador convidado em várias conferências e encontros sobre voluntariado, empreendedorismo e inovação social. Dirigente associativo da Associação Conversa Amiga (ACA) com responsabilidades de gestão de voluntariado e recursos humanos, coordenação geral e direção de formação. Autor dos projetos de inovação social “Cacifos Solidários” – cacifos públicos para pessoas sem-abrigo – e “Quiosque da Saúde”. CCP com especialização em Igualdade de Género e Assédio Moral e formação em Gestão da Qualidade da Formação. Formador de voluntariado e gestão de voluntariado, inovação e empreendedorismo social bem como nos temas da igualdade de género, violência doméstica e tráfico de seres humanos. Coordenador do projeto “Cidadania Activa” (2014) da Fundação Calouste Gulbenkian na ACA. Longa experiência em voluntariado em diferentes organizações nacionais. Prémio Do Something Portugal – 2011, Menção Honrosa “Os Nossos Heróis” – 2013, vencedor (equipa) no Bootcamp em Empreendedorismo Social (IES) – 2014 com o projeto “De Pantufas” e menção honrosa no prémio INSEAD Empreendedorismo Social – 2016. Cronista convidado na Visão Solidária.

Ana Sequeira

Coordenadora Cacifos Solidários / Um Sem-Abrigo Um Amigo - Lisboa

(Natural da Guarda)

Mestre em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Autora da dissertação de mestrado “A Audição da Criança Vítima de Abuso Sexual no Sistema Judicial Português – as práticas atuais e as modificações necessárias na perspetiva de Magistrados e Psicólogos Forenses”. Curso Prático de Perícias Psicológicas em Menores. Experiência em apoio psicossocial e jurídico a vítimas de crime como Técnica de Apoio à Vítima (TAV), bem como na realização de ações de sensibilização sobre violência doméstica, violência no namoro e bullying. Experiência em equipa técnica de rua com intervenção junto a pessoas em situação de sem-abrigo, trabalhadores(as) do sexo e pessoas toxicodependentes – intervenção no âmbito do programa de Redução de Riscos e Minimização de Danos -, assim como em acolhimento e reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Experiência enquanto docente do ensino superior da unidade curricular de Psicologia da Saúde. Pós-graduação em Crise e Ação Humanitária, pelo Instituto Superior de Ciência Sociais e Políticas (ISCSP). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Experiência em voluntariado nacional na área de educação não-formal, bem como com pessoas em situação de sem-abrigo; voluntariado internacional na área da educação e apoio à comunidade de Nova Mambone, Moçambique.

Joana Guerreiro

Coordenadora Quiosque da Saúde / Conversas de Saúde

(Natural de Lisboa)

Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA – Instituto Universitário. Autora da tese “Sofrimento e Suporte Social na pessoa com Fibrose Quística”. Experiência em apoio a vítimas de crime e violência doméstica como T.A.V. (técnica de apoio à vítima). Técnica de Intervenção na Crise, certificada pelo ISCIF (International Critical Incident Stress Foundation), Técnica de Intervenção na Crise “Assisting Individuals In Crisis”, equipa de pares CISM (Critical Incident Stress Management), técnica de intervenção em grupos “Group Crisis Intervention” com certificação internacional. Apta a atuar em situações de catástrofe e emergência. Curso de Socorrismo e Suporte básico de vida pelo INEM. Experiência em voluntariado com pessoas com doença mental, pessoas idosas e pessoas em condição de sem-abrigo. Com CCP e formação em coordenação de voluntariado. Coordenadora e dirigente associativa na ACA.

Águeda Figueira

Coordenadora Cacifos Solidários / ETR - Funchal

(Natural da Madeira)

Mestre em Serviço Social na área de Intervenções em Contextos de Risco, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Dissertação de Mestrado em Serviço Social “Os Cinco Lugares de Impacto da Exclusão/Inclusão Social (Corpo, Trabalho, Cidadania, Território e Identidade)”. Pós-graduada em Mediação Familiar e de Conflitos pelo Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal e pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental: Avaliação e Intervenção pelo CRIAP. Experiência enquanto Técnica Superior de Serviço Social na área de habitação social, nomeadamente no processo de avaliação, atribuição e gestora de parque habitacional (Bairro de Santa Maria, Conjunto Habitacional do Canto do Muro e Conjunto Habitacional do Pasto) e responsável pela Loja Social, na empresa municipal SocioHabitaFunchal. Experiência enquanto Técnica Superior em Serviço Social na área de saúde mental, na Casa de Saúde São João de Deus-Funchal.

0
Connecting
Please wait...
Login now

Need more help? Save time by starting your support request online.

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?